Time Farmes de Ciclismo vence várias categorias do Cross Country Olímpico capixaba
08.05.2023 | Saúde
No último domingo (07 de maio, em Nova Venécia, aconteceu a prova mais importante do Capixaba do Mountain Bike: o Cross Country Olímpico. Evento realizado pela Federação Capixaba de Ciclismo (FESC), visando definir os campeões da disciplina no Estado do Espírito Santo. O percurso foi de 4,4 km, onde cada categoria daria entre 4 e 7 voltas.
O Time Farmes de Mountain Bike arrasou na pista em várias categorias. O atleta Xerife Siqueira consagrou-se campeão da Master C1; Cira Barth foi campeã da Master feminina; Felício Borges foi vice-campeão da Master A1; Iuri Rittberg, vice-campeão da Sub-30 e Bruno Fontana ficou terceiro colocado na Master A2.
A pista, que foi elaborada com variação de obstáculos artificiais e naturais, exigiu não apenas o condicionamento físico do atleta, mas também sua capacidade técnica de pilotagem. O cenário escolhido no município de Nova Venécia, foi o Clube Colina Country Club, onde os atletas disputariam o título de campeões estaduais da modalidade. O evento contou com a presença dos maiores atletas de elite do Espírito Santo.
O Cross Country Olímpico é uma modalidade olímpica do ciclismo que consiste em um número determinado de voltas em um circuito fechado, onde o atleta que fizer em menor tempo todo o percurso é o campeão estadual da categoria.
De acordo com o campeão Xerife Siqueira, essa prova foi a que definiu os Campeões de Mountain Bike Cross Country Olímpico 2023 do ES. Ela também a etapa que vale mais pontos para o ranking de MTB do ano. “A pista estava uma beleza, o pessoal de Nova Venécia caprichou no percurso super bem marcado, com traçado composto de trilhas fechadas e partes abertas que permitiam ultrapassagens seguras”, explica, Xerife. Para ele, a cereja do bolo desta prova foram as descidas com rampas, onde puderam fazer saltos com algum risco, mas que nossos heróis tiraram de letra.
“Minha categoria tinha que dar quatro voltas no percurso, larguei sem muito desespero e optei por fazer a primeira volta marcando o atleta que se lançasse afrente, estudando seu ritmo e onde o mesmo cometia erros. Percebi que ao curvar para a esquerda ele ‘esponjava’, tendo uma certa dificuldade. Na subida final da primeira volta acelerei ultrapassei e abri uma vantagem. Logo após entrar na trilha das primeiras 6 curvas 4 eram para a esquerda, então sabia que podia ampliar o GAP. E, assim, consolidei na ponta mantendo um ritmo a não permiti a aproximação e ameaça dos demais”, relata, Xerife e finaliza: “é um enorme prazer em fazer parte desse time de atletas dedicados, campeões dentro das pistas e vencedores fora delas. Satisfação imensa em contar com o patrocínio e apoio de uma empresa que acredita no estilo de vida saudável e investe no esporte muito além da disputa”.
Farmes, orgulho em cuidar de você!